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Início o passo a posso com a frase do blog: O mundo precisa de menos concorrência e mais colaboração!!!
Com o mercado altamente competitivo surgem as aplicações destinadas à colaboração! As ferramentas colaborativas são aplicações que nos ajudam no desenvolvimento de tarefas executas em grupo, por meio de trabalho coletivo, a fim de cumprir um determinado objetivo em comum.
Hoje vou mostrar como criar um documento de texto no Google Drive e compartilhar com um ou mais colaboradores para que todos trabalhem em conjunto ou acessem o documento de qualquer lugar do mundo!
O passo a passo será divido em três sessões, sendo que na primeira sessão vou mostrar como criar o documento, na segunda vou ensinar como compartilhar o documento com um novo colaborador e na terceira demostrarei os passos que o novo colaborador deve realizar para acessar o documento!
.:: Primeira Sessão - Criando o arquivo ::.
Passo 1:
Realize o login no site Google através do botão "Fazer Login" localizado no canto superior direito.
Passo 2:
Insira o usuário e senha da sua conta Google. Exemplo: seu_email@gmail.com
Passo 3:
Selecione a opção "Drive" na barra de menu superior.
Passo 4:
Clique no botão "Criar" no menu lateral esquerdo e selecione a opção "Documento".
Parabéns! Você acaba de criar seu primeiro documento!
.:: Segunda Sessão - Compartilhando o arquivo ::.
Passo 5:
Clique no botão "Arquivo" no menu superior esquerdo e selecione a opção "Compartilhar".
Passo 6:
Antes de compartilhar o documento você deverá inserir o nome do mesmo. No nosso exemplo, meu arquivo recebeu o nome de ServicosEti.
Passo 7:
Na Figura abaixo podemos observar que já foi disponibilizado o link de acesso, no entanto um pouco mais abaixo é exibido as permissões de acesso, verifique que a permissão de acesso esta como "Particular" e até o momento somente o proprietário pode acessar.
Na opção "Particular" somente pessoas convidadas, através de um e-mail, podem acessar o documento. Se você selecionar a opção "Público na web" ou "Qualquer pessoa com o link" qualquer pessoa pode acessar sem a necessidade de realizar o login.
Após termos selecionado a opção "Particular" o próximo passo é inserir o e-mail da pessoal convidada e selecionar a permissão (Editar, Comentar ou Visualizar) que ela terá, vide Figura abaixo.
Observe na imagem abaixo que o novo colaborador foi adicionado e as suas permissões podem ser editadas a qualquer momento.
.:: Terceira Sessão - Acessando o documento (visão do Novo Colaborador) ::.
Passo 7:
Conforme a Figura abaixo, o colaborador convidado receberá um e-mail informando que uma pessoa compartilhou um item com ele.
Clicando no link do e-mail você será direcionado para uma página de confirmação, vide Figura abaixo.
Aceitando o convite, o colaborador convidado já terá acesso ao documento compartilhado! Note que no canto superior direito é exibido a imagem do outro colaborador que esta acessando o documento.
Além de todos os colaboradores poderem editar o documento ao mesmo tempo também é possível realizar um chat entre as pessoas envolvidas. Para abrir o chat você deve clicar no "balão" ao lado da imagem do colaborador e uma janela será aberta no canto inferior direito, vide Figura abaixo.
Parabéns! Chegamos ao final do nosso passo a passo...
Vale a pena visitar e conferir o Google Drive, pois além de Documentos ele permite realizar a criação e compartilhamento de Apresentações, Planilhas, Formulários e Desenhos!!!
Até a Próxima!
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